Faltando pouco menos de três meses para o início do período de convenções partidárias, que vão definir os concorrentes nas eleições municipais deste ano, a lista de pretendentes em Londrina continua crescendo.
Ontem, o PSD apresentou o seu presidente, Alexandre Kireeff, como pré-candidato a prefeito da cidade. Considerando o prefeito Barbosa Neto (PDT) na disputa pela reeleição, oito nomes já trabalham para garantir a presença nas urnas em outubro.
Médico veterinário e novato na política, Kireeff, que presidiu por dois mandatos a Sociedade Rural do Paraná (2006-2010), pode ir para a sua segunda campanha, depois de ter sido candidato a deputado federal pelo PMDB, em 2010, quando somou 16.737 votos, sendo grande parte (10.118 votos) apenas em Londrina.
”Já temos chapa montada para vereadores, especialmente com pessoas que nunca tiveram participação política partidária. É uma das propostas do partido para fazer algo diferente”, explicou. Kireeff informou que a indicação dele ocorreu com base em pesquisas internas do PSD. ”A tendência é que meu nome seja referendado na convenção, mas outros nomes podem surgir na sigla.”
Questionado sobre o peso da sua ligação com o meio ruralista, Kireeff avalia que ”o conteúdo da nossa proposta para a cidade pode se sobrepor a essa referência de presidente da Sociedade Rural”. ”É uma referência e não um carimbo.”
Sem citar nomes, ele confirmou que houve sondagens de partidos para ser o vice em outras chapas. ”Houve conversas sim, mas não existe essa possibilidade.” O PSD, como as demais siglas, ainda está com a vaga de vice em aberto. ”Em princípio, queremos chapa pura para a disputa aqui na cidade.”
Recém-nascido em Londrina – a Executiva foi empossada em setembro do ano passado -, o PSD se junta às demais legendas que já lançaram os seus pré-candidatos.
Além de Kireeff, a corrida eleitoral pelo Executivo municipal tem o vereador Marcelo Belinati (PP), o ex-secretário de Obras Marcello Teodoro (PSC), a ex-ministra de Desenvolvimento Social Márcia Lopes (PT), o apresentador de TV Marcão Kareca (PRB), o ex-vereador e suplente de deputado estadual Tercílio Turini (PPS) e o servidor público municipal Valmor Venturini (PSOL).
Barbosa Neto, embora não confirme quando questionado sobre o assunto, é apontado por líderes pedetistas como o candidato do partido.
PSDB e PMDB, por enquanto resolvendo questões internas, também podem aparecer com os seus representantes. Os tucanos ainda não se decidiram se vão entrar na disputa ou se repetem a coligação com o PP, que elegeu Beto Richa governador.
No PMDB, a decisão só deve ocorrer depois do fim da disputa judicial entre Leonilso Jaqueta e o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, para saber quem vai comandar, oficialmente, a sigla em Londrina.
Fonte: Folha de Londrina
Deixe um comentário