Arquivos

Categorias

Justiça Eleitoral multa e PF investiga Boca Aberta

As pretensões eleitorais do deputado Boca Aberta (Pros) em Londrina continuam fazendo água. Além de ficha suja – exerce o mandato sob judice – agora foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 53.205,00 depois de divulgar suposta pesquisa eleitoral sem registro. A Polícia Federal, a pedido da própria Justiça Eleitoral, investiga a denúncia apresentada pelo PL. A divulgação se deu por correntes de whatsApp e no programa  “Direto da Ponta da Vila” na RTV.

A 42º Zona Eleitoral julgou procedente a ação e multou Boca Aberta, investigado pela PF por crime eleitoral. Pesquisas de intenção de voto, durante o período eleitoral, precisam ser registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cinco dias úteis antes da divulgação, além de seguirem uma série de exigências de metodologia (amostragem e estratificação) e transparência (quem financiou e o valor pago).

De acordo com a sentença, o deputado teve 24 horas para deletar todos as postagens nas suas redes sociais referentes a suposta pesquisa. O caso seguirá para investigação pela Polícia Federal já que condenação se refere apenas a divulgação e não entra no mérito se a pesquisa, além de não ter registro prévio, é fraudulenta.

Se as investigações comprovarem a fraude, o deputado Boca Aberta poderá ser condenado à prisão por seis meses a um ano conforme estabelece a lei eleitoral.