Arquivos

Categorias

Para Bolsonaro, Justiça deve cobrar alta dos combustíveis da Petrobras

Bolsonaro pede para que governo cobre da Petrobras, a alta dos combustíveis

Bolsonaro diz não ter “ascendência” sobre a Petrobras, e que a estatal é independente e a alta nos combustíveis deve ser cobrado da própria, pela justiça

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (17/3) que a Justiça cobre da Petrobras o aumento no preço dos combustíveis, e não dele, uma vez que, segundo explicou, a empresa é “independente” e o chefe do Executivo não tem “ascendência” sobre a estatal.

Leia também

Na semana passada, a Petrobras anunciou um mega-aumento no valor dos combustíveis nas refinarias – uma alta de 18,8% na gasolina e 24,9% no diesel. Um dia depois, em 11 de março, a juíza Flávia de Macêdo Nolasco, da 9ª Vara Federal de Brasília, determinou que o governo prestasse informações sobre a alta no preço dos combustíveis. O prazo terminou na segunda-feira (14/3). Como resposta o Executivo federal disse não poder interferir nos preços exigidos pela empresa.

Anúncios

Palavras de Bolsonaro

“Deixar claro para a Justiça brasileira… Por favor, eu não tenho ascendência sobre a Petrobras. Se eu quiser hoje trocar o presidente da Petrobras, eu não posso trocar. Se eu quiser hoje trocar o diretor da Petrobras, eu não posso trocar. A Petrobras é praticamente independente”, disse Bolsonaro durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

“Então, cobrem da Petrobras. Isso daí é uma boa ação por parte de vocês [Justiça]. Então cobrem de quem é de direito. Não de mim, porque, se eu tivesse poderes, obviamente, poderia sugerir coisa à Petrobras e, em comum acordo, discutindo, acertaríamos muita coisa lá, visando sempre a produtividade em consequência da diminuição do preço dos combustíveis”, acrescentou.

Anúncios

Na transmissão desta quinta-feira, Bolsonaro reconheceu que o preço dos combustíveis está alto no Brasil, mas alegou que a cobrança “está num valor bem abaixo da média” mundial.