Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, através da 8ª Câmara de Direito Privado, condenou o jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes a pagar indenização por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima.
O caso se refere ao Jornal da Band na noite de 31 de dezembro de 2009, quando Francisco apareceu desejando feliz natal aos brasileiros e o áudio de Boris Casoy dizendo: “Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho” acabou vazando e sendo transmitido ao vivo para os telespectadores.
O vídeo repercutiu rapidamente na internet e Boris Casoy se desculpou na edição seguinte jornal. O apresentador alegou à Justiça que jamais teve o intuito de criticar o gari pela profissão exercida e alegou que não houve discriminação, desrespeito nem humilhação à dignidade de Francisco Lima.
O TJSP considerou as desculpas não suficientes para reparar o dano causado e estipulou o pagamento de R$ 21 mil ao gari. A decisão judicial destacou que Francisco Lima avisou aos familiares que iria ‘aparecer na televisão’ e que a “lamentável ocorrência efetivamente ofendeu a dignidade do autor ”.
21 mil reais? Que ridículo!! Se fosse eu no lugar do gari, a ofensa a minha dignidade vale muito mais do que isso. É um preço irrisório para a emissora e para o “jornalista”. Como se chegou a essa precificação? Ora, deveria haver pelo menos mais um zero nisso aí, 210 mil, sim, seria um valor justo…
Isso sim é uma vergonha!Deveria ser uma multa maior.
Este sujeito deveria ser demitido no ar . a emissora tem meia culpa , ela deve responder pelas atitude de seus apresentadores , tipos estes ” Datena , Rafinha Bastos .”