Do blog do Zé Dirceu:
reocupantes os dados da pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sobretudo, a respeito do desemprego entre nossa juventude (veja documento). O estudo "Sistema de Indicadores de Percepção Social – trabalho e renda", divulgado nesta semana, revela que são eles os que mais sofrem com o desemprego.
Segundo o IPEA, nas áreas urbanas, a maior parte das pessoas fora do mercado de trabalho, apesar de se esforçar para integrá-lo, está com idade entre 18 e 29 anos. Entre os entrevistados, os jovens correspondem a 54% dos desempregados. Nesta faixa etária, 78% afirmaram que já tiveram algum trabalho remunerado. Já nas faixas dos desempregados de 30 a 49 anos, 96% disseram que já trabalharam.
“Esse dado está de acordo com o que é verificado nas pesquisas de emprego, evidenciando que o desemprego é particularmente concentrado entre os jovens”, afirma a pesquisa. O estudo revela, também, como principais inibidores do ingresso dos jovens no mercado de trabalho, o baixo salário oferecido, mencionado por 53,63% dos entrevistados.
Baixos salários e qualificação
Deixe um comentário