O jornalista José Simão dedicou boa parte de sua coluna na Folha de S.Paulo desta sexta-feira (19) para tratar do tema da enquete do blog – reduzir a maioridade penal pode inibir os crimes praticados por adolescentes?
Para participar da enquete basta levar o indicador do mouse no alto do lado direito da página e clicar na opção escolhida. Veja a seguir as tiradas do Zé simão sobre a questão:
“E a grande polêmica da semana: redução da maioridade penal! Eu sei como resolver esse problema da maioridade penal. Toda criança já nasce com 18 anos. Pronto! E se reduzirem muito a maioridade penal vai ter Maternidade de Segurança Máxima!
E vocês já viram aquelas cenas na televisão de rebelião na Fundação Casa? É cada menor de dois metros de altura. E quando falam: “Esse é o menor mais perigoso”, é um cavalão de três metros segurando uma barra de ferro de oito metros. Nunca vi menor tão grande. O maior menor. Rarará!
O maior dos menores! Fundação Casa era a Febem, Fábrica de Bandidos em Massa! Agora, se todo crime que acontece, reduzem a maioridade, vamos ter que reconhecer bandido em berçário: “Foi aquele, seu delegado, aquele de chupeta amarela”. Chupetas amarelas promovem arrastão!
Ou então a mãe grávida presta queixa: “Ele acabou de chutar a minha barriga”. Rarará! E sabe como se chama a diretora da Fundação Casa? Berenice Giannella! Vão fugir todos pela Giannella! Rarará!“
Dói ler isto, BOCA. Melhor fazer piada mesmo !
A sociedade age como avestruz ao encarcerar, evitando a realidade que é a falta de escola integral e de qualidade a seus jovens.
Bem que Brizola, Darcy, antes Pasqualini e Getulio tentaram, porém não foram ouvidos.
Reduzir a maioridade penal não reduzirá a criminalidade.