Com a proximidade das convenções que decidirão os próximos candidatos à prefeitura de Curitiba, críticas e opiniões sobre pré-candidaturas têm pipocado pela imprensa. Nos últimos dias, destacou-se o artigo de Paulo Motter, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), para quem a “única opção viável” do PMDB para esta eleição é “o competente reitor da UFPR”, Carlos Moreira.
O artigo, publicado pelo jornal O Estado do Paraná, critica duramente a atual gestão pelo baixo rendimento dos alunos das escolas municipais de Curitiba, “Na discussão deste e de outros temas fundamentais para a qualidade de vida dos curitibanos, seria mais do que bem-vinda a entrada do reitor da UFPR na disputa”, escreveu Motter, citando ainda, como extraordinário, o trabalho que Moreira vem realizando na UFPR. “Primeiro reitor reeleito na história da instituição, Moreira soube construir uma aliança progressista dentro da universidade para enfrentar o corporativismo que se opõe ferozmente à qualquer reforma que ameace o status quo”, define ele.
No texto, Motter não deixa de relembrar as principais realizações da gestão de Moreira na instituição, como a implantação do Provar (Processo de Ocupação de Vagas Ociosas), a adoção de política de ação afirmativa (promovendo a democratização do acesso para alunos de escolas públicas e minorias étnicas), a implantação do Campus Litoral (oferecendo perspectiva de desenvolvimento para a região) e, por fim, a recente adesão ao Reuni (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que permitirá a incorporação de sete mil novas matrículas nos próximos cinco anos e a criação de 21 novos cursos de graduação e 25 de pós-graduação.
Hoje, a UFPR ocupa a terceira posição entre as universidades federais, a partir de um perfil trabalhado por Carlos Moreira. E este reconhecimento é notório. No final de 2006, o ministro da Educação, Fernando Haddad, saudou o reitor, destacando publicamente o pioneirismo da UFPR na oferta de cursos profissionalizantes a distância.
Deixe um comentário