O deputado federal João Arruda (PMDB-PR) participou, na manhã desta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, da cerimônia de entrega dos prêmios da XXVI Edição do Prêmio Jovem Cientista.
A ação premia estudante, professores e organizações que neste ano tiveram como tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”, com foco nos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
João Arruda destacou a participação do vencedor da categoria Graduado, Rodrigo Gonçalves Dias, pós-doutorando da Universidade de São Paulo, que identificou uma mutação genética que pode comprometer o mecanismo de vasodilatação muscular durante a prática esportiva e, consequentemente, o desempenho dos atletas.
“É muito importante esse incentivo que o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPq e dos parceiros, dá aqueles que pretendem atuar como cientistas nas mais diversas áreas. Sem investimento e incentivo maciços em educação, nos mais variados níveis, não seremos a Nação desenvolvida que tanto queremos”, disse Arruda.
Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista tem a organização do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Roberto Marinho e das empresas Gerdau e GE.
Em 2012, o prêmio recebeu 2.070 inscrições – 197 estudantes graduados, 105 do ensino superior e 1.768 do ensino médio – e ofereceu R$ 600 mil em prêmios, incluindo bolsas de estudos concedidas pelo CNPq.
Deixe um comentário