O deputado João Arruda (PMDB-PR) assumiu, nesta quarta-feira (23), a presidência da Frente Parlamentar pela Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. O ato aconteceu durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU).
Arruda assumiu o cargo em substituição ao deputado André Figueiredo (PDT-CE), nomeado presidente de honra da Frente. O novo presidente deverá convocar uma reunião, provavelmente na primeira quinzena de junho, para definir e anunciar o cronograma da frente para sua gestão.
“Temos que trabalhar cada vez mais forte para a valorização do professor de educação física”, destacou João Arruda. O deputado lembrou que o Brasil será sede, em 2014 e 2016 (Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos), dos principais eventos esportivos do planeta. “Não podemos deixar passar em branco estas competições”.
Copa do Mundo
“Veja o caso da Copa do Mundo, onde a Fifa usa uma competição esportiva apenas para promover a venda dos produtos dos seus patrocinadores privados, como cerveja, por exemplo”, disse João Arruda. “Nossa gestão terá como meta assegurar este legado para o país, o incentivo e a valorização dos agentes que atuam com a educação física”.
O esporte, segundo o deputado, tem de ser uma prioridade governamental. Além de formar atletas que representam o país em competições internacionais, ajuda a tirar as crianças da rua, longe da criminalidade. “Vamos trabalhar em sintonia total com o Conselho Federal e os conselhos regionais de educação física para incentivar bons hábitos à população”, ressaltou João Arruda.
Trabalhos
A Frente Parlamentar trabalha com temas como as condições de trabalho dos profissionais de educação física e o esporte no ensino. O ex-presidente André Figueiredo destacou o projeto de lei 2144/11, que pretende deduzir do imposto de renda a atividade física realizada por recomendação médica.
“O poder público investe muito dinheiro no tratamento de doenças cardiovasculares e articulares que podem ser evitadas pela atividade física”, disse Figueiredo. O presidente de honra destacou o trabalho de João Arruda no incentivo e na valorização dos profissionais da educação.
Metas
O grupo também apresenta e busca dar maior celeridade a projetos que tramitam na Casa, que venham a estimular a prática de exercícios físicos. “Cada real investido em esporte resulta em economia dos cofres públicos com saúde e segurança pública”, frisou João Arruda.
Participaram da cerimônia o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Distrito Federal, Lázaro Barroso, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Antônio Eduardo Branco, o secretário executivo não parlamentar da Frente de Atividade Física, Lúcio Rogério e parlamentares da frente.
As atividades da frente podem ser conferidas no site www.fpdatividadefisica.com.br
Na foto, João Arruda com o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; o ex-presidente da Frente, André Figueiredo e o secretário executivo, Lúcio Rogério
Deixe um comentário