Desde 2011, a Sanepar, estatal de saneamento do Paraná, reajustou a tarifa em mais de 135%
“Pelo que me consta, estabeleceram o aumento das tarifas de água pelos próximos seis anos. Foram oito anos de aumento”, disse o candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, durante o Fórum de Gestão Pública organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
A afirmação está correta, apurou o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, destacou Alexsandro Ribeiro, no portal Truco nos Estados. Em 2017, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) aprovou em assembleia a revisão da tarifa de água por oito anos.
Conforme o documento que homologa a decisão, datado de 12 de abril de 2017, foi estabelecido um “índice de reposicionamento tarifário de 25,63%”.
Ficou estipulado que tal percentual seria dividido em uma primeira parcela de 8,53% em 2017, somado de sete parcelas anuais de 2,11% até 2024, “acrescidas da correspondente correção financeira e da correção econômica, a qual se dará pela aplicação da taxa média ponderada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic)”.
Portanto, João Arruda está certo: serão mais seis anos de aumento, totalizando oito anos de reajustes seguidos.
Em 2018, o reajuste aprovado pela empresa foi de 5,12%, que segundo a Agepar compreende o reajuste tarifário anual somado da parcela da revisão tarifária de 2017.
Foto: Eduardo Matysiak
Deixe um comentário