O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado mensagem para autorizar o Governo do Paraná a acessar o financiamento do BID para o programa Educação para o Futuro.
BID para Educação
O líder do Governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (PP), confirma que serão US$ 90,5 milhões (cerca de R$ 490 milhões) para modernizar a educação pública paranaense.
- Ratinho sanciona lei que implementa opção pela educação domiciliar no Paraná
- Secretaria do estado da Educação do Paraná divulga calendário escolar para o ano letivo de 2022
Como serão feitos os investimentos
Entre os investimentos previstos estão a reformulação de materiais didáticos, cursos de aperfeiçoamento para professores, compra de 6 mil kits de robótica, além de 30 mil equipamentos de informática, como computadores, roteadores de WI-FI e aparelhos de reconhecimento facial.
Ainda há previsão de aumento de 70 mil para 110 mil matrículas no ensino profissionalizante, equivalente a um a cada três dos estudantes da rede estadual nesse modelo de ensino.
Cursos
Entre os cursos profissionalizantes devem ser priorizadas as áreas de Administração, Educação Agrícola, Agronegócio, Auxiliar de Enfermagem, Magistério e Desenvolvimento de Sistemas, com foco em programação.
Por fim, ainda é prevista a reforma de 150 escolas e a construção de cinco centros modelo de educação para o futuro, todos oferecendo aos estudantes ensino integral.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.
Deixe um comentário