O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, disse nesta sexta-feira, 18, em Foz do Iguaçu, que a Itaipu Binacional faz história ao atender as demandas de projetos nas áreas ambiental e social que vão contribuir no desenvolvimento das cidades paranaenses. “É um passo importante porque serão R$ 1 bilhão para fazer na melhoria da qualidade de vida dos moradores dos municípios. É uma mudança de chave”, destacou Romanelli no lançamento Mais que Energia.
“É uma grande decisão do presidente Lula e do diretor-geral Enio Verri. A Itaipu faz história porque é a primeira vez que disponibiliza recursos para atender todos os municípios paranaenses. O valor é expressivo e agora cabe aos gestores locais apresentar bons projetos ambientais e sociais para formalizar a parceria”, completou.
Segundo Romanelli, as cidades enfrentam problemas que vão da erosão, tratamento de água pluvial, nas áreas ambientais e, especialmente, dos resíduos sólidos e na recuperação de estradas rurais. “É um conjunto de demandas e os recursos são muitos escassos. Na medida que as prefeituras têm uma nova fonte de recurso,a fundo perdido, esse investimento também impacta muito fortemente na geração de empregos diretos e indiretos. É um grande avanço que o Paraná está tendo”, disse.
*Projetos -* Na avaliação de Romanelli, merece destaque a decisão do presidente Lula de oferecer aos prefeitos do Paraná uma opção de financiamento para projetos de gestão de resíduos, proteção de nascentes, reestruturação de estradas rurais e recomposição florestal. “Entendo que esta é uma decisão estratégica tomada pelo presidente Luiz pois favorece todo o Estado”, considerou.
Na apresentação do programa, o diretor-geral da binacional, Enio Verri, disse que a sustentabilidade sempre fez parte do negócio da Itaipu, principalmente com ações nos municípios que ficam às margens do reservatório da hidrelétrica. Segundo Verri, agora a empresa amplia sua área de abrangência para os 399 municípios do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul.
O programa trata de ações socioambientais como educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas. “Com esta iniciativa, a Itaipu oferece uma contribuição concreta para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná”, destacou Verri.
Segundo a Itaipu, o programa conta com recursos financeiros que serão distribuídos em quatro modalidades de ações: saneamento ambiental, energias renováveis, manejo integrado de égua e solo, e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.
Deixe um comentário