Haverá um fórum e entrega do prêmio WEPs Brasil 2016, além de palestra com a líder empreendedora Bel Pesce
A Itaipu Binacional preparou três grandes eventos em Foz do Iguaçu, para as comemorações do Mês da Mulher. O Dia Internacional da Mulher é comemorado neste 8 de março. A programação reúne o Fórum do Prêmio WEPs Brasil 2016 – Diálogos com lideranças nacionais e internacionais sobre os desafios das empresas para a promoção da equidade de gênero; a palestra “Uma jornada empreendedora”, com Bel Pesce, “a menina que conquistou o Vale do Silício” e fundou a escola de empreendedorismo FazInova; e a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres.
A palestra de Bel Pesce será no dia 29, às 10h, no Cineteatro Barrageiro, na usina de Itaipu. O fórum está programado para o mesmo dia, no período da tarde, no Hotel Bourbon, onde à noite será realizada a solenidade de entrega da segunda edição do Prêmio WEPs Brasil, com a participação de executivos (CEOs) das empresas participantes e convidados especiais.
Em sua segunda edição, o Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres é uma iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com o Pacto Global Rede Brasileira, a ONU Mulheres, o portal Tempo de Mulher e outras instituições. Este ano, do total de empresas que se cadastraram no site da premiação, 137 fizeram a autoavaliação.
A escolha das finalistas foi feita por uma comissão de avaliadores, que checaram as informações prestadas pelas empresas durante visita nas próprias instituições. Por uma norma do regulamento, os nomes das selecionadas só serão conhecidos no dia da cerimônia. A quantidade e o número de participantes por categoria serão anunciados apenas uma semana antes da solenidade de premiação.
O prêmio WEPs Brasil reconhece os esforços das empresas que promovem práticas, programas e ações de promoção da cultura da equidade de gênero e empoderamento da mulher. O prêmio se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, WEPs, em inglês), iniciativa lançada pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU em 2010, com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.
Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora da iniciativa, o grande interesse, não só pelas adesões, mas das empresas em buscar informações sobre o prêmio, comprova um comprometimento cada vez maior dessas instituições com o empoderamento das mulheres, o que mostra também uma maturidade em relação ao tema.
“Esse compromisso é necessário para avançarmos na equidade de gênero e contribuirmos positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados nas Nações Unidas”, diz Margaret. Segundo ela, os depoimentos de executivos e executivas, dirigentes das empresas que participam da premiação, reforçam essa percepção. “A gente percebe o entusiasmo das empresas que querem e estão fazendo a lição de casa, o que nos motiva e nos deixa muitos felizes”, completa.
Palestra – Autora do livro “A Menina do Vale” e cofundadora da startup Lemon, Bel Pesce, vai falar sobre sua experiência pessoal e também sobre o trabalho que desenvolve à frente da FazInova, que ela criou para oferecer cursos exclusivos com foco em empreendedorismo, que visa justamente a descobrir novos talentos, baseado no que foi sua própria vida.
Deixe um comentário