A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (1º), a criação do Instituto das Águas do Paraná (Ipaguas), que vai substituir a antiga Sudersha, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. A nova agência reguladora dos recursos hídricos do Estado é mais ampla e garante a isenção da taxa de água por pequenas propriedades, com até 144 hectares.
“Não seria justo deixarmos esses agricultores pagar pelo uso da água utilizada na lavoura, conforme previa o texto original. Esses produtores nunca desperdiçam a água, há muito tempo eles preservam esse recurso que é como um instrumento de trabalho deles. Por isso, avalio como essencial a aprovação do Ipaguas com essas emendas”. A declaração é do deputado Reni Pereira (PSB), que apresentou a emenda, acatada pelo governo do Estado.
A proposta ainda será votada em terceira discussão e depois segue para sanção do governador Roberto Requião (PMDB). O Ipaguas passará a cobrar R$ 0,03 por metro cúbico de água captada por grandes empresas instaladas no Paraná. As grandes propriedades correspondem a 10% de todas as propriedades rurais do Estado, informa deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo na Assembleia. (Leia mais)
Deixe um comentário