O Rocky Mountains News, um dos dois jornais diários de Denver, deixou de circular no final de fevereiro. O Seattle Post-Intelligencer passou para a Internet em 17 de março, reduzindo sua redação em 80%. O San Francisco Chronicle e o Boston Globe estão em concordata. Em pouco tempo, grandes cidades dos Estados Unidos podem ficar sem um jornal diário local. Sete grupos de mídia, entre os quais o grupo Tribune, que publica o Los Angeles Time e o Chicago Tribune, abriram falência.
Mesmo os grandes jornais dos Estados Unidos estão em perigo. O grupo New York Times anunciou uma perda de 74,5 milhões de dólares (cerca de R$ 154 milhões) no primeiro trimestre e está multiplicando as medidas de economia: suspensão dos dividendos, diminuição de 5% dos salários e aumento do preço de venda do jornal, que vai passar de 1,5 a 2 dólares em 1º de junho. Já o Washington Post perdeu 53,8 milhões de dólares (cerca de R$ 111 milhões) no primeiro trimestre. Confira a íntegra do artigo clicando no
Muito instigante o artigo. De fato a internet meio que está engolindo os jornais impressos, mas ainda está longe de se tornar um meio de garantir lucro aos proprietários e editores.
É uma pena, eu que sou apaixonada pelos impressos, temo que amanhã não teremos mais jornais e revistas nas bancas. Mas fazer o que né?