A Prefeitura de Curitiba realizou nesta quinta-feira (25/1), na sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a solenidade de posse dos representantes regionais e de entidades eleitos para integrarem o Conselho Municipal de Juventude para o Biênio 2018/2019.
“A construção de políticas efetivas para a juventude exige unidade entre poder público e sociedade civil. Dessa forma, o Conselho assume um papel fundamental para a ampliação deste diálogo, fortalecendo o planejamento e o olhar atencioso para os anseios e necessidades dos jovens”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas públicas de juventude, o Conselho de Juventude é responsável pela execução e fiscalização da Política Nacional de Juventude em Curitiba. É composto por 28 integrantes, que incluem nove representantes governamentais e de entidades e 10 representantes regionais, que atuarão com organização e funcionamento disciplinados em regimento interno. Entre suas principais funções estarão a construção de políticas públicas para a juventude e o controle social de projetos e serviços promovidos para este segmento em Curitiba.
A presidente da Associação Criarum, Denise de Lira Cortazio afirmou que o Conselho precisa ser atuante junto aos projeto desenvolvidos nas comunidades e bairros. “Às vezes ações que poderiam ser realizadas em conjunto ficam isoladas, perdendo força. Por meio do conselho, temos uma oportunidade de criar um canal de comunicação entre sociedade, poder público e terceiro setor que poderá potenciar esses trabalhos.”
“É uma grande responsabilidade, já que cada integrante deste Conselho tem como missão conhecer a realidade dos jovens e trabalhar para criar condições favoráveis para o seu desenvolvimento pessoal e social”, afirmou Allan Henrique de Lima Souza, eleito representante do Conselho da Juventude na Regional Santa Felicidade.
Participaram da posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude o assessor especial de Juventude do Governo do Estado, Edson Lau Filho, e os vereadores Mauro Ignácio e Thiago Ferro
Deixe um comentário