O presidente da Subcomissão da Copa de 2014 no Senado Federal, Blairo Maggi, retomou nesta segunda-feira (21), em Curitiba, as visitas técnicas de inspeção das obras nas 12 cidades-sedes da Copa 2014.
A vistoria das obras para o mundial na capital paranaense teve início na Arena da Baixada. Na cidade, os senadores estiveram ainda no Centro de Controle Operacional (CCO), na Linha Verde e nas obras em andamento na Marechal Floriano Peixoto.Maggi destacou que as obras do estádio em Curitiba se diferenciam das demais, pois não começou do zero e já estão com 60% das etapas concluídas. “A fiscalização é para acompanhar a parte física das obras, e ter um olhar de cada cidade para saber se vamos chegar em 2014 com todas as obras propostas na matriz de responsabilidades concluídas”, explica.
O secretário municipal da Copa em Curitiba, Luiz de Carvalho, considera importante que o Senado tenha esse conhecimento e que os integrantes da subcomissão façam essas verificações. “O Senado e o Gabinete da Presidência da República atuam diretamente para agilizar os procedimentos relacionados à conclusão das obras”, comenta.
“O senador Blairo Maggi, na condição de presidente da subcomissão que fiscaliza essas obras, tem um papel importante nesse sentido”, completa Carvalho. Ele, juntamente com o secretário da Copa no Estado, Mario Celso Cunha, acompanhou a comitiva até o Centro de Controle Operacional (CCO), que integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Curitiba, a partir do monitoramento das operações de trânsito e transporte.
Em seguida, a comitiva visitou ainda duas outras obras que preparam Curitiba para o mundial, a extensão da Linha Verde e as obras na Marechal Floriano, no Boqueirão.
Investimentos próprios – Além das obras que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal (PAC da Copa), com recursos da ordem de R$ 298,6 milhões, Curitiba conta ainda outros investimentos em mobilidade urbana financiados com recursos próprios do município e em parceria com o Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, formando um verdadeiro “PAC de Curitiba”.
Entre as obras que fazem parte do pacote local de investimentos para a Copa do Mundo 2014, algumas já foram entregues, como as trincheiras da Chile e do Bacacheri/Bairro Alto. Outras estão em andamento, como a Linha Verde Norte, o Anel Viário e programadas como a trincheira da Rua Guabirotuba, que formará o binário com a Chile por baixo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária.
Outra obra pronta é a Avenida Toaldo Túlio, completamente refeita com novo asfalto, iluminação, calçadas e ciclovia. Juntamente com a Fredolin Wolf, que está com 70% das obras concluídas, formará uma nova ligação viária entre a BR 277/Santa Felicidade e os parques Tingui, Tanguá e Ópera do Arame.
Deixe um comentário