A pergunta é muito apropriada, até porque Curitiba no passado teve o título de Capital Ecológica. hoje ela exibe os 52 rios ou riachos da cidade completamente mortos. O segundo rio mais poluído do Brasil é o rio Iguaçu, que passa na divisa de Curitiba. Portanto nós temos que realmente despoluir os nossos rios e tratar do meio ambiente.
E como fazer isso? São várias coisas ao mesmo tempo. Nós temos que entender que a ligação do esgoto tem que ser feita diretamente na rede de esgoto. A Sanepar ela atinge 88% do território de Curitiba, mas nem todas as casas acabam fazendo esta ligação na rede de esgoto. Muitas ainda fazem a ligação na rede pluvial e é preciso um grande mutirão, que envolva prefeitura de Curitiba, a Sanepar e os moradores da cidade para fazer esta ligação diretamente na rede de esgoto, onde o esgoto vai ser tratado. Aí nós começaremos a despoluir os nossos rios.
Mas não é só no Água Verde, são todos os rios. E aí existe um plano muito certo do PMDB na questão da bacia do Iguaçu. Nós temos que fazer a despoluição do rio Iguaçu e permitir que ao longo do rio Iguaçu tenhamos um grande parque, o Parque das Águas, onde vamos ter nas cavas do rio Iguaçu também peixes para a pesca. Teremos o parque da pesca e transformaremos aquilo que é poluído, aquilo que está causando problema, numa grande área de lazer para o curitibano e para as crianças.
Temos muito ainda por fazer no meio ambiente no que diz respeito a reciclagem do lixo. Temos de uma vez por todas definir o novo aterro sanitário da cidade em consórcio com os municípios da região metropolitana, mas sem dúvida a questão do rio deve ser enfrentada.
Deixe um comentário