[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]
Interessados(as) em participar da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5). O prazo termina no dia 16 de junho e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes. Quem faz o exame pode usar as notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).
O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), as notas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. N
Provas
As provas do Enem são compostas por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os(as) participantes(as) também são avaliados por meio de uma redação.
De acordo o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 24 de novembro e os resultados individuais no dia 16 de janeiro de 2024. O edital com o cronograma completo, datas e horários do exame, incluindo as regras de correção das provas, está disponível no site do Enem no portal do Inep.
Fonte: App Sindicato / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Deixe um comentário