Arquivos

Categorias

Infraero muda cronograma de obras do Aeroporto Afonso Pena

A mobilização da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, em conjunto com entidades e empresas do segmento, motivou uma mudança no cronograma de obras do Aeroporto Afonso Pena o principal terminal aeroportuário do Paraná, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A alteração, aprovada pela Infraero, vai reduzir em mais de 50% o número de voos que serão cancelados durante os trabalhos na estrutura.

“Pelos horários que estavam projetadas para execução das obras, teríamos 118 voos cancelados todas as semanas, provocando transtornos para milhares de passageiros”, destacou o deputado Anibelli Neto (PMDB), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia. “Sabemos que as mudanças serão fundamentais, mas felizmente a Infraero usou do bom senso para mudar o plano de modo a reduzir o prejuízo para este segmento econômico”.

Na última semana, Anibelli Neto esteve no Conselho Estadual de Turismo, defendendo a revisão do cronograma, de acordo com um estudo apresentado pelas entidades representantes de agências de viagem, companhias aéreas e bares e restaurantes. Na Assembleia, o deputado propôs uma monção de apoio dos deputados, a iniciativa do setor.

PROCEDIMENTO – A mudança do plano foi anunciada pela Infraero no final da última semana. No novo cronograma, as obras começarão no dia 19 de setembro, uma semana depois do previsto, e ocorrerão de segunda-feira a sábado, da 0h14 às 6h15, e das 20h15 de sábado às 12h15 de domingo, minimizando os transtornos a milhares de passageiros e reduzindo o número de voos cancelados.

No primeiro cronograma definido pela Infraero, o terminal teria pousos e decolagens interrompidos das 23h30 às 6 horas, de segunda a quinta-feira, e das 14 horas de sábado às 12 horas de domingo, afetando 118 voos por semana. A empresa não tem ainda a quantia exata dos voos que terão de ser remanejados ou cancelados com o novo cronograma, mas afirma que os novos horários foram escolhidos em acordo com as empresas aéreas, justamente por afetarem menor número de viagens.

PRAZO MANTIDO – O superintendente do Afonso Pena, Antonio Pallu, anunciou ainda a boa notícia de que, mesmo com as mudanças e o adiamento do início das obras, o tempo de conclusão das obras (nove meses) não será prolongado. Entre os serviços a serem realizados, estão à substituição das luzes do eixo da pista, recapeamento da pista, sinalização luminosa, sinalização horizontal e vertical. O investimento total será de R$ 19,3 milhões.

O remanejamento e cancelamento dos voos afetados pelo fechamento da pista, assim como a troca de passagens e ressarcimento dos passageiros, ficarão a cargo das empresas aéreas. Antes da apresentação do novo cronograma, as duas maiores companhias aéreas do país – TAM e Gol – informaram que já tinham 90 mil reservas de passagens para o período de obras estipulado inicialmente.

Para esclarecer as mudanças, a Infraero irá lançar uma campanha de orientação aos usuários, com mensagens reforçando os horários de interrupção dos voos em painéis espalhados pelo Afonso Pena. (Com informações da Gazeta do Povo)

Foto: Nani Góis