Arquivos

Categorias

Indústria entrega 80 mil sprays contra a dengue em Foz do Iguaçu

A indústria SC Johnson entregou ontem, 24, em dois períodos, 80 mil sprays da campanha “Mate o Mosquito! Proteja sua Família”. Pela manhã, uma carreta com 40 mil inseticidas chegou a Foz.

O restante da carga será entregue no antigo Cobal, na Vila A. No próximo sábado, 26, cerca de cinco mil voluntários distribuirão os produtos aos moradores da cidade. A partir de segunda, sempre a partir das 21 horas, durante cinco dias, a pessoa deverá aplicar o inseticida dentro das residências, eliminando a fêmea do mosquito, o que evitará a reprodução do Aedes aegypt.

A mobilização para o transporte dos produtos aos pontos de armazenamento em 22 regiões da cidade reuniu aproximadamente 100 pessoas. A ação contou com apoio do Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, 9ª Regional de Saúde, Vigilância Sanitária, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e de voluntários de outras entidades e secretarias municipais.

A carreta contratada pela indústria veio de Barueri, no interior de São Paulo, até Cascavel. A empresa Triunfante realizou o frete até Foz do Iguaçu. O valor do transporte foi pago pela SC Johnson.

O diretor comercial no Paraná, Fernando Silva, ressaltou a importância da parceria entre a indústria e um órgão público. Ele garantiu que a iniciativa vai ao encontro do amplo projeto de responsabilidade social da SC Johnson no país.

“A SC Johnson viu na campanha de Foz do Iguaçu a grandiosidade da ação contra a dengue. É um problema de saúde pública no Brasil, e o esforço do Município em buscar uma solução ilustra bem as iniciativas da empresa, que preza pela qualidade social e do meio ambiente. No tempo em que faço parte do grupo nunca vi uma parceria semelhante”, destacou Silva.

O representante do Grupo de Transporte Triunfante, Marcelo Barroso, também acompanhou a chegada dos produtos. A empresa possui unidades em quatro estados.

Aplicação do produto começa na segunda, 28

No sábado, um kit com o inseticida, sacos de lixo e panfletos serão distribuídos em 80 mil residências da cidade. Cerca de 300 soldados do Exército, voluntários, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e colaboradores de entidades, faculdades, grupos religiosos, forças de segurança e secretarias municipais participarão da entrega.

O morador que não estiver em casa no período das 8h às 14h de sábado receberá um aviso e deverá apresentá-lo no local determinado para retirar o kit.

A aplicação do produto inicia-se na segunda, a partir das 21 horas. Durante cinco dias, exatamente neste horário, cada morador borrifará o inseticida nos cômodos da residência. A utilização deverá ser feita por um adulto.

A intenção é eliminar a fêmea do mosquito, impedindo que deposite mais ovos. A borrifação simultânea nas casas impede a fuga do mosquito. A estratégia inovadora está amparada no dado do CCZ, que apontou a existência de 85% dos criadouros nos pátios e cômodos das casas em Foz.

Os voluntários da ação contra a dengue devem se apresentar, no dia 26, a partir das 8h, nas escolas, ou locais apontados por coordenadores das 22 regiões da cidade. Os colaboradores devem entrar em contato com o coordenador de cada região.