Do blog de www.joaoarruda.com.br:
Os indígenas brasileiros estão sofrendo com doenças tipicamente de brancos. De acordo com o primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, divulgado terça-feira (11) em Brasília, obesidade, anemia e desnutrição são os principais problemas que afetam as populações das aldeias do país.
O levantamento foi encomendado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e realizado entre 2008 e 2009 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O perfil levou em consideração a análise do perfil nutricional de 113 aldeias, enfocando 6.707 mulheres da faixa etária de 14 a 49 anos e 6.285 crianças com até 5 anos.
Segundo a pesquisa, a nova família indígena é composta por mãe com excesso de peso, mas anêmica, com filhos também anêmicos, sem carteira de vacinação em dia, vítimas frequentes de diarreia e de problemas respiratórios. Especificamente, a anemia está presente em um terço das mulheres e em 51,3% das crianças.
ISSO É UMA GRANDE NOTÍCIA. UM VERDADEIRO FURO DE REPORTAGEM QUE REMONTA O ANO DO DESCOBRIMENTO DA TERRA BRAZILIS EM 1500.
TÔ CERTO OU TÔ ERRADO?