Por Roger Pereira, em O Estado do Paraná:
Claudemir Alves de Oliveira, o Tuca Alves, do Psol, foi o primeiro candidato a ter o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O candidato a deputado estadual teve o registro negado em julgamento na sessão de ontem da Corte Eleitoral por não ter filiação partidária.
Segundo a assessoria de imprensa do TRE, Tuca Alves pode não estar registrado no partido ou ter o registro a menos de um ano, condição de elegibilidade para a Justiça Eleitoral.
O presidente estadual do Psol e candidato ao governo pelo partido, Luiz Felipe Bergmann disse que o partido irá recorrer TSE. Ele atribuiu o problema a um erro do TRE.
“O Tuca está filiado ao partido há quase dois anos. Mas o nome dele não apareceu no “filiaweb”, o sistema do TRE. E não foi só com ele que aconteceu isso. Tivemos casos de candidatos que disputaram a eleição de 2008 pelo partido e que não apareciam como filiados agora”, disse. (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Seriam eles, Deuses da democracia?
Infelizmente, tenho que concordar quando dizem que o erro esteja no sistema de Software do TRE/Pr. Várias vezes o sistema deu problema. Teve uma época em que não aceitava a filiação de um cidadão em um partido, quando ele tinha em mãos o protocolo de desfiliação do outro partido assinado pelo Juíz que correspondia a zona eleitoral. Por essa e mais outras razões, acredito que há sim erros, muitos erros por parte e causa do software implantado pelo TRE. E o pior de tudo, que mesmo sabendo e concordando que havia erros, funcionários do TRE, avisavam que mesmo pedindo, não iria ser permitido dilatar prazos para as filiações. Ou seja. Ao invés do TRE regularizar o problema, apenas achou por bem, agravar e por mais que nao se queira pensar nisso, para alguns, o povo que se lasque como sempre.