Arquivos

Categorias

Incra vai desapropriar Fazenda São Paulo em Barbosa Ferraz para assentar 60 famílias

O deputado Zeca Dirceu (PT) destacou a autorização do presidente Lula (PT) ao Incra para desapropriar a Fazenda São Paulo em Barbosa Ferraz no Paraná para fins da reforma agrária. A fazenda com 749 hectares faz parte dos 385 mil hectares em 24 estados que serão entregues às famílias sem terra no País.

“É um grande avanço que representa a luta das 60 famílias que há 20 anos estão no acampamento Irmã Dorothy em Barbosa Ferraz. Ainda em fevereiro, participei do projeto que garante a terra para mais 70 famílias do Assentamento Resistência em uma área de 479 hectares em Cascavel”, disse Zeca Dirceu.

“Não é fácil fazer reforma agrária em um país com uma grande concentração de terras e a criminalização das famílias que lutam por um pedaço de terra, mas estamos avançando não aos passos largos como gostaríamos, mas de forma constante e com assentamentos que são exemplos na produção de comida, na produção orgânica e na agroecologia”, completou.

Sete decretos
Na última sexta-feira, 7, no ato da entrega 12.297 lotes para famílias acampadas em 138 assentamentos, o presidente Lula (PT) assinou sete decretos somando 13.307 hectares e R$ 189 milhões em investimentos.

E entre eles, a autorização para a desapropriação da Fazenda São Paulo. “Agora com desapropriação, o Incra iniciará os trâmites para criar o assentamento e isso ainda levará um tempo porque a área está judicializada”, explica o deputado.

O acampamento Irmã Dorothy, que atualmente abriga 33 famílias, será ampliado para incluir mais 27 famílias, totalizando 60 famílias que farão parte do novo assentamento. Cada família receberá um lote de terra, variando entre 3 a 5 alqueires.

Irmã Dorothy
Há 20 anos, 50 famílias ocuparam a fazenda em Barbosa Ferraz. “Antes, era tudo abandonado: mato alto, casas desabando. Agora está tudo cheio de plantação, e cada um já mora no seu lote. Temos água, e há dois meses chegou a energia elétrica”, relata Michele Pereira, moradora do Irmã Dorothy.

O nome do acampamento homenageou a religiosa norte-americana Dorothy Stang, assassinada em Anapu (PA) no dia 12 de fevereiro de 2005, porque lutavam na defesa dos pobres e da natureza no estado do Pará.

Cerca de sete mil famílias no Paraná e mais de 60 mil no Brasil que esperam pela reforma agrária São 80 acampamentos, alguns com mais de 30 anos de espera do assentamento definitivo.