O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo passou a marca dos R$ 300 bilhões. Esse é o valor pago em impostos, taxas e contribuições por todos os brasileiros neste ano. Em 2013, os R$ 300 bilhões foram atingidos somente dia 8 de março, ou seja, a carga tributária aumentou.
Rogério Amato, presidente da associação, destaca a necessidade de redução da carga tributária e, também, de simplificação do sistema. “A arrecadação no Brasil é como uma espiral: é imposto sobre imposto sobre imposto. Precisamos, com urgência, de um processo de simplificação tributária, para que a cobrança fique clara. Isso precisa ser feito com racionalidade”, afirmou Amato.
Durante o Carnaval, do total do preço da hospedagem em hotel, 29,56% são de impostos. Para trocar o pneu do carro e garantir uma viagem tranquila, são 35,72%. Já o folião que prefere os pacotes que, além do hotel, incluem o ingresso e o transporte para o desfile, vai pagar 36,28% de imposto, de acordo com os dados do IBPT que abastece o Impostômetro.
Deixe um comentário