A fumaça resultante de queimadas na Amazônia e região Centro-Oeste do Brasil foi registrada no oeste do Paraná nesta sexta-feira (9), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Cidades como Cascavel, Nova Santa Rosa, Foz do Iguaçu, Toledo e Guaíra registraram o céu encoberto por um nevoeiro cinza. O mesmo fenômeno foi registrado em municípios do oeste de Santa Catarina e São Paulo.
Registros feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a fumaça veio da região da Amazônia que fica a mais de três mil quilômetros dos registros feitos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Cortina de fumaça registrada em Cascavel nesta sexta (9) — Foto: Reprodução RPC
A altura média do material suspenso na atmosfera, segundo o Simepar, é três a 20 km altura e os efeitos causados pela fumaça podem ser identificados mais facilmente no nascer e no pôr do sol, com céu esbranquiçado e sol mais avermelhado.
De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento a chegada da fumaça ocorre por ventos, conhecidos por jatos baixos, que são intensificados devido a chegada de uma frente fria.
Fonte:G1
Deixe um comentário