O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) chamou a atenção nesta quarta-feira, 17, ao que classificou de “revolução científica, tecnológica e de inovação” que está ocorrendo nos laboratórios das universidades estaduais e tecnológicas e nos institutos estaduais e federais de educação. “Há uma gama grande de levantamentos, estudos e pesquisas que merecem a atenção da opinião pública porque estão mudando conceitos, criando novos métodos e avançando para dinamizar a vida de todos. Isso é muito positivo para toda a sociedade”, disse Romanelli ao destacar que o IFPR de Jacarezinho vai sediar um festival internacional de ciências.
“Esse é um avanço que acontece na base, nas escolas, e o que é produzido e estudado é muito profícuo e pode ser usado em várias áreas, tanto na atividade econômica como também no atendimento aos mais pobres e na redução das desigualdades sociais. Essa é uma das funções da educação e o Paraná tem uma série de exemplos”, pontua.
Com apoio da Uenp, o IFPR de Jacarezinho vai sediar entre 22 e 24 de maio, o Pint of Science 2023, evento científico de caráter internacional, que ocorre anualmente em mais de 25 países pelo mundo e objetiva tornar a ciência de fácil acesso para a população. “É a primeira vez que esse festival ocorre no Norte Pioneiro e vai reunir estudantes interessados na promoção da ciência e tecnologia”.
Neste ano no Brasil, a edição se estenderá em 123 cidades, incluindo 20 capitais. O professor João Leonardo Violin coordena o encontro e diz que muitas das pesquisas desenvolvidas pelas universidades não são conhecidas pela comunidade. “O principal objetivo é traduzir essas pesquisas, os temas científicos, para uma linguagem mais acessível”, aponta.
A programação conta com debates, mesas redondas e palestras de pesquisadores da região, incluindo professores da Uenp e do IFPR. O Pint of Science Brasil reúne pesquisadores e especialistas em diversas áreas do conhecimento. Criado em 2012 na Inglaterra, o festival chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
_(com as informações da Uenp)_
Deixe um comentário