Arquivos

Categorias

Idosos avisam a Fruet que não se calarão‏

1303pardinho
por Aroldo Murá

Tenho certeza de que o prefeito Gustavo Fruet nunca imaginou que uma decisão da Prefeitura fosse causar tantos embaraços entre ele e parte muito representativa de um de seus grupos de apoio mais expressivos – os idosos. E oferecer, de mãos beijadas, um prato feito para as oposições ao prefeito.

Pois é isso mesmo que está acontecendo, a partir do que foi consumado na última sexta-feira, quando a Unidade Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho (Praça Ouvidor Pardinho) foi desativada do endereço, com a promessa de seus serviços serem realocados para outros espaços.

A grita tem sido geral, há pelo menos umas 700 pessoas, homens e mulheres – alguns até com 90 anos de idade – que utilizavam a Unidade do Idoso para o estudo de línguas, para prática de dança circular, jogos, confraternização, prevenção de saúde, simples confraternização, etc. Num abaixo-assinado, os idosos sugerem que poderão mostrar a fôrça que têm, em defesa da Unidade Ouvidor Pardinho.

No local, mantido pela Fundação de Ação Social, com apoio de voluntários e funcionários da Prefeitura, a idéia é implantar a “menina dos olhos” do secretário Municipal de Saúde, Adriano Massuda, um setor de estudos da chamada Medicina de Família do Município.

“Só que querem ampliar esse serviço em detrimento de um grupo de cidadãos que tem garantias legais especiais,” diz à coluna a engenheira elétrica e marchande Johanna di Bernardi.

Na verdade, a grita é ampla, e venho anotando nomes bem conhecidos de homens e mulheres “golpeados pela decisão da Prefeitura”, como Theresa Brito de Lacerda, Mirian Garcia, Lia Zoé Munhoz da Rocha…

…UM MUNDO À PARTE, COM GENTE DE ATÉ 90 ANOS…

Para Lia Zoé, a Unidade de Atendimento ao Idoso Ouvidor Pardinho – agora desativada – vinha prestando um “serviço inestimável à terceira idade”.

Sobre o assunto, respondeu as perguntas da coluna:

Quem vinha usando o espaço?

Idosos a partir de 60 anos de idade. A média de idade dessa clientela. de 60 anos até mais de 90 anos.

Quais os serviços que a Unidade vinha prestando?

Além do atendimento de saúde, a FAS – Fundação de Ação Social – através de seus 34 voluntários, oferece inúmeras atividades: Dança Circular – Dança de Salão – Dança Senior – Idiomas: japonês, italiano, espanhol, inglês, alemão – Yoga – Tai Chi Chuan – Liam Gom – Teatro – Coral – Artesanato – Palestras – Contação de Histórias – Terapia do Riso – Roda de Conversa – Cerâmica – Pintura em Tela…estas são algumas atividades oferecidas

Havia condições especiais para a frequência?

Não. Apenas era necessário fazer cadastro, cadastro gratuito, na FAS. A Unidade era aberta a todos os da terceira idade. Precisava da inscrição na FAS, por motivo de vagas

Havia professores/orientadores no local?

Sim, ao todo, 34 voluntários – a maioria aposentados nas áreas em que se dedicam a auxiliar.

A clientela era uniforme ou variável?

Algumas atividades variam, como palestras, passeios culturais, contação de histórias e terapia do riso. Mas em geral havia um público constante e também crescendo.

..IDOSOS QUEREM A CONSTRUÇÃO DE PAVILHÃO…

A Prefeitura falou em realocar o serviço em outro espaço?

As atividades da FAS, durante a reforma do prédio, irão para um Liceu de Oficios. O nosso desejo é que seja construído um pavilhão na própria praça para as atividades da FAS e Esporte e Lazer.

Vocês foram informados oficialmente da medida?

A transformação da Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho em Estratégia de Saúde da Família e Especialidades desvirtuará o antigo atendimento exclusivo ao idoso, sendo este referência nacional e internacional por ser um atendimento de vanguarda. Estamos unidos para “salvar” a Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho.

Que medidas concretas tomaram vocês?

Já fizemos também, além do abaixo assinado, uma página no facebook: https://www.facebook.com/pages/Apoio-ao-Idoso-na-Pra%C3%A7a-Ouvidor-Pardinho/277899619008270

“QUEREM PUXAR O TAPETE DOS VELHOS…”

Vocês já se dirigiram ao prefeito Fruet sobre a questão?

Sim, enviamos ao prefeito a seguinte mensagem, com centenas de assinaturas:

“Excelentíssimo Senhor Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet Nós abaixo relacionados, usuários, voluntários e membros da sociedade curitibana, estamos estarrecidos, revoltados, indignados com a medida arbitrária e antidemocrática, prestes a ser executada na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho. Querem expulsar os idosos de um local conquistado e construído visando a saúde, bem estar, através da parceria Saúde, Esporte e Lazer e Fundação de Ação Social (FAS). Com certeza essa medida já está gerando depressão e angústia. Estão puxando o tapete de quem deveria ter prioridade como já é lei. Tantas outras unidades podem receber a ESF (Estratégia de Saúde da Família e um Centro de Especialidades). Elevaremos nossa voz para que isso não aconteça, pois os VELHOS ainda têm foças para lutar por seus direitos. “