Oitava pesquisa realizada nesta campanha também aponta vitória de Beto Richa
A 15 dias das eleições, nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) sobre a disputa eleitoral ao governo do Paraná confirma a vitória do governador Beto Richa (PSDB) já no 1° turno. A pesquisa é a terceira do Ibope e a oitava sobre o pleito com abrangência estadual. Os outros dois institutos, Datafolha e Radar, também apontam a grande vantagem do tucano sobre seus adversários.
Beto Richa subiu três pontos e tem 47% das intenções de voto demonstrando ritmo de crescimento na liderança desde o início da campanha. O senador Roberto Requião (PMDB) obteve 30% – oscilou dois pontos relação ao Ibope anterior quando apareceu com 28% e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) caiu de 14% para 12%.
“Mais uma pesquisa que confirma a confiança da maioria dos paranaenses em nosso trabalho. Agradeço o apoio que recebo nas ruas e em todos lugares, cidades e bairros, por onde passamos. Vamos seguir em frente, mostrando o que estamos fazendo e nossas propostas para o Paraná continuar avançando”, disse Beto Richa.
Votos válidos – Considerados apenas os votos válidos, Beto Richa tem 51,6 % e pode vencer já no primeiro turno contra 32,9% de Requião e 13,1% de Gleisi. Em todas as pesquisas estaduais do Ibope, DataFolha e Radar, considerando os votos válidos (sem brancos e nulos), Beto Richa vence no primeiro turno. E nas simulações de segundo turno, o tucano também é vitorioso.
Nesse último Ibope, a simulação de segundo turno entre Beto Richa e Requião, o atual governador vence com 54 %, 18 pontos à frente de Requião, com 36%. Sobre Gleisi, Beto Richa faz 60% contra 27% da petista.
Dentre os outros candidatos, Ogier Buchi (PRP) manteve os 1%, e os demais candidatos, Geonísio Marinha (PRTB), Túlio Bandeira (PTC), Bernardo Pilotto (PSol) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não alcançaram 1%. Brancos e Nulos representam 4% e não sabem ou não responderam ainda representam 1%.
Na mesma pesquisa, a rejeição dos candidatos também aponta outro fator importante nessas eleições. A maior rejeição é de Gleisi, com 24%, seguida de Requião, que tem 23%. Na sequência, aparecem Beto Richa (15%), Tulio Bandeira (11), Ogier Buchi (9%), Bernardo Pilotto (9%), Geonisio Marinho (8%) e Rodrigo Tomazini (8%).
O Instituto Datafolha fez sua pesquisa entre os dias 14 e 19 de setembro e entrevista 1.204 eleitores paranaenses. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Registrado sob o número PR-00037/2014 no TR e BR-00685/2014 no TSE, o levantamento foi contratado pela Sociedade Rádio Emissora, ao custo de R$ 72.240.
Ibope divulgado nesta sexta-feira, 19 de setembro:
Beto Richa (PSDB): 47%
Requião (PMDB): 30%
Gleisi Hoffmann (PT): 12%
Ogier Buchi (PRP): 1%
Bernardo Pilotto (PSol): 0%
Geonisio Marinho (PRTB): 0%
Rodrigo Tomazini (PSTU): 0%
Tulio Bandeira (PTC): 0%
Brancos e nulos: 4%
Não sabe: 5%
Deixe um comentário