O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba deve aplicar doses do teste da vacina contra a Covid-19 em 1,4 mil voluntários até 30 de setembro.
Até segunda-feira (21), 965 voluntários já tinha recebido a dose. A infectologista Sônia Raboni afirmou que os resultados têm sido positivos. É ela quem comanda as pesquisas no HC.
Inicialmente, 850 voluntários iriam receber as doses da vacina produzida por uma farmacêutica da China, Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan – em São Paulo (SP). Porém, o Instituto Butantan aumentou para 1,4 mil voluntários.
O estudo é feito de forma cega. Isso significa que parte dos voluntários recebe a dose da vacina chinesa, enquanto a outra recebe o placebo, que é uma substância que não produz efeitos no organismo.
Tanto os pesquisadores quanto os participantes não sabem quem recebeu a imunização. As primeiras doses da vacina foram aplicadas no começo de agosto em trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do tratamento da Covid-19.
O HC é um dos 12 centros de saúde do Brasil escolhidos para fazer o teste. Em todo o país, 13mil voluntários devem participar da última fase de testes.
Leia mais no G1
Deixe um comentário