Uma manobra orquestrada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), futuro líder do governador eleito Beto Richa (PSDB), adiou para às 11h de terça-feira (14) a votação do projeto da lei orçamentária de 2011. A sala das comissões da Assembleia ficou lotada para a sessão, que pode colocar em xeque a harmonia entre os poderes Judiciário e Legislativo do Paraná.
A Comissão de Orçamento da Assembleia enfrentou, na manhã desta segunda-feira (13), a pressão dos juizes, que querem derrubar uma emenda proposta pelo deputado Duílio Genari (PP), "a pedido do govenador eleito", informa um panfleto distribuído pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário do Paraná (Sindijus-PR).
A emenda proposta por Genari, ao projeto 417/2010, reduz 5% do orçamento do Tribunal de Justiça para o exercício de 2011. Com isto, ficaria inviabilizada a criação do Plano de Cargos e Salários, do Vale Alimentação, da Reestruturação de Carreiras e outros benefícios dos servidores do Judiciário.
"Se esta emenda passar, acabou a harmonia entre os poderes Judiciário e Legislativo do Paraná", explicou Marcel Rotoli de Macedo, juiz auxiliar do presidente do TJ, ao deputado Waldyr Pugliesi (PMDB), membro da comissão.
Pugliesi já se declarou favorável ao pleito do judiciário, mas reconhece que a futura bancada situacionista tem grande influência sobre os parlamentares da atual legislatura.
O presidente da Comissão, Nereu Moura (PMDB), também é o relator da matéria. Moura leu seu parecer acatando as mais de 2,4 mil emendas. A única rejeitada pelo relator é justamente a de Duílio Genari.
Logo após a leitura do parecer, o deputado Ademar Traiano pediu questão de ordem para anunciar o pedido de vista e o voto em separado. Além dos quatro parlamentares, integram a Comissão de Orçamento as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Beti Pavin (PMDB) e Douglas Fabrício (PPS).
Na sessão desta segunda, dezenas de juizes atenderam o chamado do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Gil Guerra (leia nota abaixo), e se somaram aos servidores do Sindijus na Sala das Comissões. O ato contou também com a presença do desembargador Sérgio Daros, vice-presidente da Associação Brasileira de Magistrados (AMB).
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário