Arquivos

Categorias

Gurgacz defende redução da dependência do Brasil de fertilizantes importados

Gurgacz defende redução da dependência do Brasil de fertilizantes importados O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu uma "estratégia bem definida" para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes produzidos no exterior. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) elaborou um documento com propostas nesse sentido, que será encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu uma “estratégia bem definida” para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes produzidos no exterior. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) elaborou um documento com propostas nesse sentido, que será encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro.

Entre as soluções propostas no documento para a crise no fornecimento e para o alto custo dos fertilizantes, está a garantia pelo governo de sua importação para as próximas safras e a revisão tarifária e cumprimento dos acordos internacionais. O texto também propõe a exploração das jazidas nacionais de potássio, fosfato, nitrogênio, calcário e outros minérios usados na produção de fertilizantes, incentivando a indústria nacional.

Anúncios

A CRA propõe também, de acordo com Acir Gurgacz, incentivos tributários para novos investimentos na produção e comercialização desses insumos, assim como a abertura de novas linhas de crédito pelos bancos públicos, para inovação e produção de fertilizantes nacionais. “O governo deve facilitar a produção de bioinsumos por fabricantes brasileiros”, acrescentou.