O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) vem a público externar solidariedade a Gustavo Aquino, do sítio informativo Correio do Litoral (http://correiodolitoral.com) que na tarde de segunda-feira (17), ao tentar levantar dados a respeito de uma votação que ocorria na Câmara de Vereadores de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foi agredido verbalmente e agarrado pelo presidente da Casa Legislativa, Paulo Éder de Araújo (PSC).
Vale lembrar que hoje (18) se comemora o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação e este fato ilustra esta ‘democracia’ pela qual passam os seus trabalhadores da comunicação. O caso de demonstração gratuita de autoritarismo ocorreu quando Aquino teve sua liberdade de trabalho cerceada por Araújo apenas por questionar o teor do parecer de autoria do próprio presidente da Casa.
Essa demonstração de abuso de poder e falta de transparência por parte de um agente público mostra o quanto precisamos ‘lutar’ por liberdade de expressão. O Sindijor-PR repudia o ato covarde do presidente da Câmara de Vereadores de Guaratuba e defende respeito aos membros dos veículos de informação, além de considerar a violência praticada por uma pessoa que devia dar exemplo, algo inadmissível.
O dia de hoje, que simbolicamente deveria ser de reconhecimento de um direito humano fundamental (a Liberdade de Expressão) talvez sirva apenas para reafirmar que temos muito o que conquistar para alcançar esse direito.
Deixe um comentário