O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou ontem (23) que até abril deste ano será lançado o edital de licitação para a contratação da empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Corredor Ferroviário. O empreendimento visa ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
Pelo projeto, serão 1.116 quilômetros de estrada férrea que vai passar também pelas cidades de Guarapuava, Cascavel e Guaíra. Segundo o governo, o estudo deve levar 12 meses. De acordo com o ministro, é preciso diversificar o sistema de transportes do país. “Nós temos que mudar a matriz de transporte do Brasil dando uma ênfase muito grande a outros modos de transporte, como o transporte ferroviário e o transporte hidroviário. Isto não significa que iremos reduzir os investimentos que fazemos hoje em rodovias. Nós temos um país que precisa investir muito em rodovia”.
Além disso, o ministro declarou que pretende finalizar até dezembro de 2012 os processos licitatórios para os trechos restantes da BR-487, a Estrada Boaideira, que corta o noroeste paranaense. O ministro citou ainda investimentos no Contorno Norte de Curitiba, na segunda fase do Contorno de Maringá , em de acessibilidade ao Porto de Paranaguá e nas BRs 163 e 153.
“Os investimentos estarão sendo realizados no montante necessário para que a infraestrutura do estado possa significar um bom suporte ao desenvolvimento do Paraná”, afirmou o ministro.
Passos veio a Curitiba para participar de mais um encontro do Fórum Futuro 10 Paraná, que reúne 16 entidades representativas do estado e tem o apoio do Grupo Paranaense de Comunicação (Grpcom). O encontrou foi na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Deixe um comentário