Após acordo feito, na manhã desta quinta-feira (10), entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários (Sitrofi), Consórcio Sorriso e Prefeitura, a paralisação do transporte coletivo foi suspensa em Foz do Iguaçu.
Apesar do acordo, a circulação será interrompida às 19h30, voltando com o funcionamento normal na sexta-feira (11).
A prefeitura se comprometeu a bancar parte dos valores ao Consórcio Sorriso até o fim da pandemia. Assim, as empresas de ônibus do Consórcio Sorriso vão recontratar motoristas e cobradores, demitidos durante a pandemia. Essa contração será gradual, conforme for terminando o seguro-desemprego e aumentando o fluxo de passageiros nos ônibus.
Nota do Sitrofi:
Como já sabem hoje pela manhã fizemos um protesto e um buzinasso em frente a prefeitura e fomos recebidos pelo Vice-prefeito Bobato e o Secretario Foztrans Fernando, pois o prefeito estava em uma audiência com os empresários do consórcio, mas a reunião na justiça foi adiada para segunda-feira de manhã !!
Eu Rodrigo, Vitorassi, licenciado mas está na comissão de negociações juntos com os diretores, Félix , Anderson e mais dois companheiros da categoria o cobrador João e a cobradora Zélia tivemos um bate papo com o Bobato e Fernando aonde ficou marcado uma reunião as 14:30 de hoje entre os empresários, prefeitura e sindicato.
As 14:30 novamente a comissão de negociação do sindicato participaram da reunião junto com os empresários e prefeitura. Houve alguns avanços, prefeitura e consórcio ficaram de fazer um possível acordo na ação que está tramitando sobre o subsídio do transporte aonde a prefeitura se comprometeu em fazer uma proposta até sexta-feira para ser apresentada na audiência de segunda-feira.
Após a reunião a comissão de negociação se dirigiu até o terminal onde realizou uma assembleia com os trabalhadores presentes e repassando o conteúdo da reunião.
Houve avanços companheiros, a prefeitura se comprometeu em fazer uma proposta para subsidiar um valor mensal para operar o sistema de transporte até o fim da pandemia e as empresas se com prometeram em recontratar os trabalhadores e cobradores gradativamente como for acabando o seguro desemprego ou com o aumento de passageiros desde de que entre em acordo prefeitura e consórcio, diante disso os trabalhadores decidiram suspender a greve momentaneamente, caso não houver um acordo até segunda-feira na audiência entre prefeitura e consórcio a greve continuará na terça-feira às 8h.
Ficou decidido que os ônibus irão rodar das 17:30 até às 19:30 de hoje e amanhã quinta-feira os ônibus iram circular normalmente.
A greve está suspensa momentaneamente até segunda-feira, se até lá não entrarem em acordo, terça-feira paramos novamente por tempo indeterminado.
Obrigado a todos que vieram nos ajudar!!
A união faz a diferença!!
Deixe um comentário