O prefeito Rafael Greca deu posse nesta segunda-feira (31/7) aos conselheiros municipais dos direitos da pessoa idosa, representantes da sociedade civil. Os dez titulares e seus suplentes farão parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na gestão 2017-2019. A cerimônia foi no Salão Brasil da Prefeitura e reuniu conselheiros representantes do poder público e não governamentais.
Lembrando o quarto mandamento de Deus a Moisés, “honrar pai e mãe”, o prefeito destacou que a sociedade que marginaliza os idosos corta suas raízes e torna seu futuro sombrio. “Cuidar dos idosos é a única escolha para uma Curitiba humanitária e civilizada. Vamos usar nossos equipamentos sociais com inteligência e com a parceria das entidades religiosas e sociais, resgatar essas pessoas do abandono. Em Curitiba se honra pai e mãe”, disse Greca.
Elenice Malzoni, presidente da Fundação de Ação Social (FAS), à qual o conselho é vinculado, ressaltou a importância dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) no atendimento aos idosos. O primeiro deles desenvolve ações preventivas e reúne 3.300 pessoas idosas que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. O segundo atua a partir do momento em que há violação de direitos.
A presidente da FAS lembrou que, em função da violação de direitos, outros 320 idosos são atendidos pelo município por meio de acolhimento institucional.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Alzenir Sizanoski Santos, lembrou que a política da pessoa idosa teve avanços, mas que ainda precisa de novas conquistas. “A causa da pessoa idosa tem que ser prioritária para a sociedade. Passamos por mudanças no panorama da faixa etária e precisamos nos preparar para atender essa população, valorizar a experiência e sabedoria que acumulam”, disse Alzenir. Segundo ela, o conselho tem o compromisso de buscar os avanços que faltam e, com o poder público, garantir o atendimento, principalmente às pessoas idosas que vivem abandonadas.
Participaram da cerimônia o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o presidente do Imap, Alexandre Jarschel; a administradora regional Matriz, Guacira Civolani; o vereador Rogério Campos; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Mirian Midori; e o representante da sociedade civil no conselho, José Araújo, da Associação Nacional de Gerontologia do Paraná.
O Conselho
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa em Curitiba.
Criado em 2006, é composto de forma paritária por 20 conselheiros, sendo dez representantes do poder público municipal e dez da sociedade civil. Cada conselheiro titular tem um suplente.
Ao conselho cabe apreciar, aprovar e apoiar projetos e serviços prestados à pessoa idosa, por entidades públicas e privadas; além de fiscalizar a gestão dos recursos destinados à área e o desempenho dos programas aprovados e implementados.
Conselheiros representantes da sociedade civil, titulares e suplentes que tomaram posse:
Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo
Francisco Mendes De Lima
Celso Luiz Gonçalves Dos Santos Júnior
Centro de Assistência Social Divina Misericórdia
Emily Luci Buch
Luciana Madureira
Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
Priscila Guimarães Rodrigues
Renaldo Amauri Lopes
Agência Nacional em Mobilidade – Anamob
Erica Elisa Nickel
Eraide Franco Wenceslau
Associação Fênix
Dagmar Nascimento
Vera Lucia Barletta
Liga Paranaense de Combate ao Câncer
Anderson Straub
Carlos Roberto Schuster Pinto
Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas da UFPR
Gerson Rafalon Martins
Anelise Molon
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Do Paraná – APP Sindicato
Merces de Luz De Souza
Yara Dina Gomes Dalla Marta
Associação Nacional de Gerontologia do Paraná
Osmar de Araujo Gomes
José Araújo da Silva
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região – Crefito 8
Vivian Ruppenthal Bobato
Paulo Henrique Coltro
Deixe um comentário