Arquivos

Categorias

Greca prioriza educação ao criar Faróis do Saber em Curitiba

O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, priorizou a atenção a projetos voltados para a área de educação e cultura, quando era prefeito da capital paranaense, entre 1993 e 1996. Nesse período, Greca criou os reconhecidos pela população Faróis do Saber.

Segundo Greca, o projeto nasceu com a proposta de estabelecer-se como um ponto de referência da cultura e do saber, “onde as atividades propostas se desenvolvem de maneira interessante, diferente, inovadora, a ponto de despertar o interesse e a participação voluntária de seus frequentadores”.Desse modo, os espaços funcionavam como bibliotecas de bairro e módulos de segurança.

Inspiração históricaOs Faróis, diz Greca, foram inspirados no Farol de Alexandria, que se situava na Foz do rio Nilo, considerado ainda hoje a mais célebre das bibliotecas da humanidade.

Os espaços atendiam ainda como Portal das Escolas Públicas Municipais de Curitiba, prestando serviços a alunos, professores e à comunidade em geral.

Durante a gestão de Rafael Greca, foram instalados Faróis do Saber em 54 bairros da capital paranaense. Diferente de uma biblioteca comum, cada Farol do Saber contém uma enciclopédia Barsa, a Bíblia Sagrada, dicionários de referência, literatura infantil e juvenil.

Também preservam os 500 livros que o antropólogo e senador, Darci Ribeiro, considerava imprescindíveis para o conhecimento da cultura brasileira e universal. Ao todo, são 7 mil livros por Farol, mais os computadores acoplados a sistemas de multimídia.

Antídoto – Na visão do ex-prefeito Rafael Greca, os Faróis do Saber surgiram como antídoto ao conhecimento “acabado”, “pronto” e “certo”, ao discurso de “certezas” do mestre, para se tornarem um espaço de lazer, um espaço gerador do espírito crítico e de questionamento”.

“Os Farós (do Saber) propiciavam o acesso ao livro, à recriação do conhecimento, assim como o encontro com o mundo das artes e dos bens culturais, visando o preparo para o exercício da cidadania”, analisou Greca.

ExemplarismoVárias cidades do interior do Paraná, do Brasil e até do exterior instalaram Faróis do Saber. O primeiro fora de Curitiba foi inaugurado em 1996, em Ribeirão do Pinhal, norte pioneiro do Paraná.

O primeiro fora do Paraná foi instalado em São Luís do Maranhão, em 1997. Na Europa, a cidade holandesa de Haia tem o seu Farol do Saber.

Em Curitiba, no ano de 1997, houve a média de 200 mil leitores por mês na rede de Faróis do Saber. Isso significa 2 milhões e 400 mil livros emprestados em um ano.