O prefeito Rafael Greca inaugurou o Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, ao lado da Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho, e anunciou que as próximas unidades seguirão o mesmo modelo adotado se tornarão espaços maker: o Farol Rocha Pombo, vinculado à Escola Municipal Papa João XXIII, no Novo Mundo, e o Farol do Saber José de Alencar, na Escola Municipal São Mateus do Sul, no Pinheirinho.
“Curitiba foi a primeira cidade do país a ter uma universidade pública e será também a primeira a fazer uma educação pública inovadora”, disse o prefeito. A entrega do Farol do Saber nesta terça-feira, totalmente revitalizado, faz parte da programação de comemoração do 325° aniversário da cidade, festejado neste mês.
Aos estudantes, profissionais da escola e representantes da comunidade, Greca ressaltou que nada substitui um cérebro que lê, mas que a tecnologia associada ao bom ensino eleva as oportunidades para o aprendizado acontecer. “O Farol que já tinha biblioteca e laboratório de informática ganhou fábrica de brinquedos. A criança imagina, desenha e fabrica sua peça usando a impressora 3D”, disse Greca.
Para ser transformado em Farol do Saber e Inovação a unidade, que fica ao lado da escola, foi reformada, equipada e ganhou espaço para criação de protótipos, onde objetos são criados a partir da proposta de educação maker. Também recebeu nova pintura e plotagem, além de troca de piso, da louça do banheiro e das torneiras e substituição das chapas metálicas e lâmpadas, que agora são de led.
Deixe um comentário