Arquivos

Categorias

Greca diz que vai asfaltar todas as ruas de Curitiba até 2020 em balanço de dois anos de gestão

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), disse nesta terça-feira (4) que mantém a promessa de campanha de asfaltar todas as ruas da cidade até 2020, ao final do mandato. Ele afirmou, no entanto, que as obras “dependem das condições meteorológicas e do poder judiciário não se meter”. Às informações são do G1 PR e RPC Curitiba.

Greca fez um balanço de dois anos de gestão à frente da prefeitura de Curitiba em entrevista para a RPC. Assista ao vídeo acima.

O prefeito disse que a cidade ainda tem 243 quilômetros de ruas de terra, mas que pretende asfaltar 120 quilômetros em cada um dos próximos dois anos.

“Vamos tentar. Dinheiro eu tenho. Não preciso do governo estadual nem do federal para isso”, disse.

Greca também afirmou que a reinauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pinheirinho, que estava prevista para o início de dezembro, acontecerá em fevereiro por causa de problemas na estrutura de gás do prédio, “que era uma gambiarra”.

Sobre o Centro de Especialidades Metropolitano que funcionaria na UPA, o prefeito disse que desistiu do projeto em uma decisão conjunta com o governo do estado, a medida que, segundo ele, a fila de espera das especialidades diminuiu. “Passamos a colocar o dinheiro direto nos hospitais”, afirmou.

O prefeito disse que espera reintegrar o transporte coletivo de Curitiba com a região metropolitana em parceria com o novo governador, Ratinho Junior.

Educação
O prefeito disse que abriu 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que estavam construidos mas fechados. Que além disso, vai entregar mais seis unidades. Com isso, ele explica que a cidade terá 49 mil vagas na rede municipal de ensino em 2019.

“Nós conseguimos chegar ao índice que o Brasil nos exigiria em 2024”, disse Greca.

O prefeito reclamou que a administração municipal gasta cerca de R$ 300 mil mensais em vandalismo nas escolas. “O ideal é que as escolas ficassem abertas, pois elas pertencem a todo o povo. Os faróis do saber, as escolas nao deveriam precisar de guarda, mas nós fazemos o que podemos para evitar que o equipamento fique deterioriado”, afirmou.

Saúde
O prefeito disse que a reinauguração da UPA do Pinheirinho foi adiada para fevereiro de 2019 porque a instalação de gás do prédio estava com problemas.

“Eu mandei licitar, e vai demorar mais um mês, que é dezembro, para o gás, e mais um mês para os reparos finais em janeiro. Deve abrir em fevereiro se o verão não for muito chuvoso”, afirmou.

Em relação à redução no número de leitos para tratamento psiquiátrico na cidade, de 143 para 90 leitos, o Greca disse que está construindo uma unidade no Tatuquara para atender esta necessidade.

Transporte
Rafael Greca disse que espera a ‘colaboração’ de Ratinho Junior no processo de integração metropolitana. “Ele já me sinalizou neste sentido”, disse.

Sobre o Ligeirão, que o trajeto para na Praça do Japão, Greca disse que o processo de readequação das vias está em andamento.

Greca disse que não descarta ainda o projeto de tarifas diferenciadas para horários e dias diferentes. “Estamos estudando isso. A [tarifa] domingueira é cara, pesa sobre todos. Não há almoço grátis. Nós preferimos deixar por mais tempo a tarifa congelada, como ficou esse ano todo”, afirmou.

Vias públicas
O prefeito reafirmou a promessa de campanha de que todas as ruas da cidade serão asfaltadas até o final da sua gestão, em 2020.

O prefeito disse que a administração tem capacidade financeira para isso, mas que depende das condições climáticas favoráveis.

“Todas as obras de engenharia dependem das condições meteorológicas e dependem do poder judiciário não se meter. Dá briga entre empreiteiras e dai eles travam a obra… tudo isso o povo tem que pensar”, afirmou.

link da matéria
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2018/12/04/greca-diz-que-vai-asfaltar-todas-as-ruas-de-curitiba-ate-2020-em-balanco-de-dois-anos-de-gestao.ghtml
Área de anexos