Em palestra no Kyoto Smart City Expo 2023, nesta quinta-feira (5/10), o prefeito Rafael Greca apresentou os projetos de Curitiba na área de inovação alinhada à agenda climática. Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, foram palestrantes convidados à Sessão de Colaboração Internacional do evento no Japão que integra o Smart City Expo World Congress, do qual Curitiba também faz parte como sede da edição brasileira.
Do mesmo painel que o prefeito participou o diretor da Divisão de Estratégia Digital de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, Manabu Harada.
Na sede do evento, o prefeito de Curitiba e o presidente do Ippuc foram recebidos em audiência sobre o Clima e o Aquecimento Global pelo vice-governador de Kyoto, Akimasa Yamashita, um dos mentores do Pacto de Kyoto.
“Convidei o senhor Yamashita para a futura edição da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2024. Temos amigos comuns em Barcelona: Ricard Zapatero e Joseph Piquet, ambos especialistas em Urbanismo com Inovação. O Protoloco de Kyoto é definidor dos alertas sobre a gravidade do aquecimento global”, disse Greca.
Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997, o protocolo foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e de estímulo à criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente. Ao ser adotado, o Protocolo de Kyoto foi assinado por 84 países, entre eles o Brasil.
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Divulgação
Deixe um comentário