O Governo Beto Richa (PSDB) anuncia que irá restaurar 14 unidades de ensino tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado. Entre os estabelecimentos estaduais está o Colégio Estadual do Paraná (CEP), criado em 1846, época em que o Paraná ainda era uma província de São Paulo.
Entre os estudantes que passaram pelas salas do CEP estão o ex-presidente Jânio Quadros, o ator Ary Fontoura, o poeta Paulo Leminski e o iluminador Beto Bruel, “sem citar tantos outros estudantes que fizeram carreira na política, como os ex-governadores Roberto Requião e Jaime Lerner”, destaca a Gazeta do Povo.
As 14 escolas tombadas que serão restauradas dependem do aval da Secretaria de Estado da Cultura, com a garantia de que não haja qualquer descaracterização dos ambientes externos e internos. A intenção é preservar o aspecto histórico da unidade de ensino, mesmo que os frequentadores – entenda-se alunos – sejam adeptos de celulares de última geração.
Os estabelecimentos de ensino, que irão receber reformas de restauro, são: Curitiba – Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva, Grupo Escolar Cruz Machado, Instituto Estadual de Educação Erasmo Pilotto, Colégio Estadual Tiradentes, Colégio Estadual Dom Pedro II, Colégio Estadual do Paraná e Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa; Lapa – Colégio Estadual São José; Ponta Grossa – Colégio Estadual Regente Feijó; Paranaguá – Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha e Escola Estadual Faria Sobrinho; Antonina – Centro Estadual de Educação Professor Doutor Brasílio Machado, Colégio Estadual Rocha Pombo e Colégio Estadual Moysés Lupion.
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.