O governo pretende aumentar impostos caso a medida seja necessária para atingir a meta fiscal de 2017. Esta é a avaliação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informam as jornalistas Luciana Amaral e Laís Lis, no Portal G1. Disse ainda Meirelles que, se for preciso, haverá contingenciamento de gastos.
A meta fiscal para 2017 é de déficit primário de R$ 139 bilhões. Isso significa que o governo prevê que seus gastos vão superar a arrecadação com impostos neste valor. Essa meta não inclui despesas com pagamento de juros da dívida pública.
Meirelles deu entrevista após participar, no Palácio do Planalto, de reunião do chamado Conselhão, grupo que reúne representantes do governo, do empresariado e outros setores da sociedade civil. O ministro foi questionado por jornalistas se o governo avaliava aumentar impostos para cumprir a meta fiscal.
“Eu vou repetir aquilo que já disse em agosto do ano passado. Se for necessário aumentar imposto, será aumentado. Se for necessário contingenciar, será contingenciado. O que temos é o compromisso de cumprir a meta primária de 2017”, afirmou o ministro.
Deixe um comentário