Arquivos

Categorias

Governo Richa autoriza reforma da PEC

O governo Beto Richa (PSDB) garantiu sexta (23) a reforma da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). Ao custo de R$ 1.320.999, foi homologado o Pregão Eletrônico 381/2015, que prevê a reconstrução total da penitenciária, e consequente ampliação de 800 vagas em sua capacidade.

De acordo com Luiz Fernando de Souza Jamur, diretor geral da Paraná Edificações, a empresa que fará a reforma é a Servo Construções Civis Eireli. O prazo para conclusão dos trabalhos é de sete meses. A Servo sagrou-se segundo colocada na licitação anterior para este mesmo fim, porém, a empresa vencedora na ocasião, a Domingos F. Batista Ltda, foi desclassificada.

O edital para a reforma de cerca de 80% da estrutura da penitenciária foi aberto três vezes e nenhuma empresa se interessou pela obra. Por conta disso, o processo foi encaminhado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública para que sejam analisados e reavaliados alguns pontos como o preço e alterações no projeto, o que ocorreu no dia 5 de outubro.

‘Agora é mãos à obra para solucionar o quanto antes essa necessidade. Trata-se de mais um importante passo que o governador Beto Richa dá em favor da melhoria da segurança pública do Estado e da região Oeste do Paraná. Outro avanço fundamental é a retirada de presos do cadeião da 15ª SDP e criação da Delegacia Cidadã”, observa o coordenador regional do Governo do Estado, Severino Folador.

A REBELIÃO
Ocorrido em 24 de agosto de 2014, o maior e mais violento motim registrado em unidades prisionais do estado até então foi controlado após 45 horas e teve um saldo de cinco presos mortos e 27 feridos. Neste período, pouco do que foi destruído chegou a ser recuperado. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a rebelião causou um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões ao estado.