Em uma conjuntura como a que vivemos hoje, o grande e principal papel do Estado é investir. O governo, seja ele federal, estadual ou municipal, tem de garantir investimentos em setores que possam irradiar mais empregos e mais impostos. Esse é o papel do Estado que se preocupa com o conjunto da economia, com o desenvolvimento e com a distribuição de renda.
Qualquer atitude contrária como, por exemplo, o corte de investimentos e de gastos do governo, não só auxilia como aumenta ainda mais a crise. É um equívoco defendido pelos defensores do estado mínimo anunciar publicamente que vai reduzir os investimentos. E esses defensores que estão fazendo isso estão contribuindo, e muito, para fomentar e aumentar ainda mais essa turbulência econômica mundial que está batendo à nossa porta.
A solução é uma só: o Estado intervir na economia, investir mais do que nunca para garantir um enfrentamento sério desta crise e, em especial, garantir o emprego da nossa população. De Enio Verri, deputado estadual do PT, secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná e professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá. (Clique AQUI para ler a íntegra do artigo)
Deixe um comentário