Tempestade na segunda-feira (7) atingiu 15 mil imóveis e 60 mil pessoas. Relatório da Defesa Civil Estadual será encaminhado ao Governo Federal
O Governo do Estado reconheceu neste sábado (12) a situação de emergência em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A cidade foi atingida por uma tempestade na segunda-feira (7) à noite destruindo quase 15 mil imóveis na região do Porto Meira e prejudicando cerca de 60 mil pessoas. O decreto foi publicado pelo prefeito Reni Pereira na terça-feira (8).
Os laudos feitos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil atestando os dados provocados pelo mau tempo serão agora encaminhados para Brasília a fim de que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, reconheça a urgência da situação e libere, por exemplo, o adiantamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aos trabalhadores afetados. As informações são do G1 PR.
Com o reconhecimento, o governo estadual poderá atuar de forma complementar no município repassando inclusive verbas para a reconstrução de estruturas destruídas. Segundo a Defesa Civil de Foz do Iguaçu, foram feitos até este sábado 4.780 cadastros de famílias que tiveram as casas destelhadas pela chuva de granizo.
“Nós conseguimos comprovar a situação de emergência. Com isso, o governador Beto Richa poderá publicar o decreto estadual na segunda-feira (14). E, assim, o governo federal também poderá fazer o reconhecimento sumário já na semana que vem”, comentou o prefeito.
Reconstrução
Cerca de 60 mil telhas que serão distribuídas aos moradores chegaram à cidade entre a noite de sexta (11) e a madrugada deste sábado. O material começará a ser distribuído na segunda-feira. A projeção é de que cada casa receberá em média 50 telhas, número que poderá ser maior ou menor, conforme a situação de cada uma. A prioridade será para residências com idosos, deficientes ou com mais de quatro filhos.
Voluntários e servidores da prefeitura devem ajudar na reconstrução dos telhados. O cadastro tanto de quem precisa de ajuda como de quem pretende ajudar continua sendo feito no antigo Caic do Porto Meira.
E, a partir de segunda, um mutirão de limpeza vai recolher os entulhos das regiões atingidas pelas chuvas.
Estragos no Paraná
Conforme o Boletim de Ocorrências da Defesa Civil Estadual, divulgado às 8h deste sábado, o número de atingidos pelas chuvas no início da semana chega a 101.756 em 44 municípios. O número de feridos é de 29, com 20 ainda doentes, além de 1.311 pessoas que permanecem desalojadas e duas desabrigadas. No total, 24.800 casas foram danificadas.
Deixe um comentário