via Correio do Litoral
O Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná) vai abrir no dia 23 a licitação para o projeto de engenharia da engorda das praias de Matinhos. Segundo a agência oficial do Estado, o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, mudou radicalmente o discurso e agora culpa o governo anterior pelo atraso na obra.
O projeto compreende um trecho de 6,5 quilômetros, entre Caiobá e o balneário Flórida. A empresa que vencer a concorrência, na modalidade técnica e preço, no valor máximo de R$ 900 mil, terá seis meses de prazo para fazer o detalhamento dos projetos e poderá apresentar sugestões técnicas e alternativas para resolver o problema da erosão marinha que afeta a região.
“Agora que mudou o governo…”, diz Dalmora (na foto, à esquerda) um ano depois
Segundo a Agência Estadual de Notícias, o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, agora culpa o governo anterior – de Requião e Pessuti – pelo atraso na obra. Ele teria dito que desde 2009 vinha tentando tirar o projeto do papel, mas que não teve o apoio necessário no governo anterior. “Agora que mudou o governo, vamos ter um projeto executivo e as obras vão acontecer”, afirmou ele, um ano depois a posse de Beto Richa.
Em 2010, o então governador Orlando Pessuti chegou a anunciar a licitação do projeto da obra para o último mês de governo, mas acabou deixando a decisão para seu sucessor. Pessuti, que assumiu em abril e entregou o cargo em dezembro, deu continuidade ao projeto básico e ao EIA-Rima (estudo e relatório de de Impacto Ambiental), de seu antecessor, Roberto Requião.
Em 2011, Dalmora vinha reclamando que o governador Beto Richa não estava dando continuidade ao projeto da engorda iniciado pelos governadores anteriores. O site da prefeitura publicou diversas matérias comentando o demora. No dia 3 de outubro, Dalmora fala da decepação pelo atraso e do risco de perder os recursso federais conseguidos no governo anterior.
Segundo a AEN, Dalmora ainda disse que “a população está impaciente, mas é preciso entender e respeitar os prazos legais” para licitar e elaborar os projetos. “Tenho certeza que será um projeto magnífico e que esta será uma das melhores praias do país, porque os governos estadual, federal e municipal estão imbuídos da vontade necessária para que isso aconteça. Basta dar tempo ao tempo para que concretize”, afirmou o prefeito.
Projeto Executivo
Deixe um comentário