Foto: Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Brasil (Fonari), em São Paulo.
Desde 2017, o governo municipal prioriza as relações internacionais como instrumento para fortalecer parcerias em todo o mundo – com destaque para a região trinacional – e se prepara construir, ineditamente, o Plano de Relações Internacionais para Foz do Iguaçu (Plarifi), um documento estratégico que norteará as ações e políticas diplomáticas da cidade.
Além disso, Foz do Iguaçu planeja participar ativamente dos eventos do G20, fortalecendo sua presença em fóruns internacionais de grande relevância.
“É uma tarefa fundamental e que projeta Foz do Iguaçu, não só como atrativo turístico, mas como promotora de parcerias de integração que visam a troca de conhecimentos, tecnologias, culturas e das importantes transformações no mundo, sempre com foco na sustentabilidade”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.
O trabalho desenvolvido pela Diretoria de Assuntos Internacionais, vinculada ao gabinete do prefeito, tem desempenhado um papel preponderante na internacionalização do município e se consolidando como um agente ativo na promoção de Foz do Iguaçu no cenário internacional.
Ao longo deste ano, a cidade alcançou notáveis conquistas, sendo convidada a integrar a Aliança de Cidades Turísticas da Rota da Seda, na China, e assumindo a Vice-Presidência de Governança Integração Cultural da rede Mercocidades.
Para o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, a cidade vem atuando como protagonista no fortalecimento das relações internacionais e na promoção de uma agenda globalizada, pautada pelo respeito mútuo e pela busca por soluções conjuntas para desafios globais.
“O incansável trabalho da Diretoria tem sido crucial para fortalecer nossos laços globais, promover a internacionalização e impulsionar o desenvolvimento econômico. Estamos comprometidos em construir pontes que transcendam fronteiras e contribuam para o crescimento sustentável da região trinacional”, expressou o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali.
Balanço
O trabalho desenvolvido há seis anos, transformou o município em um pólo de diplomacia ao sediar, somente neste ano, um impressionante total de 147 reuniões intersetoriais, além de ter participado de 20 encontros com instituições internacionais e marcado presença em mais de 60 eventos e atividades externas. A diretoria também promoveu 68 recepções de autoridades, consolidando-se como anfitriã internacional.
Além disso, Foz do Iguaçu celebrou o Ano Novo Chinês com a Embaixada da China e foi palco do Yoga Day, em parceria com a Embaixada da Índia, e trouxe para a 18 ª edição da Feira Internacional do Livro, a exposição “Tesouros da Caligrafia Árabe”, em colaboração com a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos. A cidade também sediou da 17ª Capacitação Regional de Mercociudades. O evento reuniu representantes de diversas cidades da América Latina, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo assim laços culturais e diplomáticos.
Transparência
Desde o início da gestão do prefeito Chico Brasileiro, a Diretoria de Assuntos Internacionais tem se destacado pela transparência e comprometimento, elaborando anualmente um balanço abrangente de todas as atividades realizadas. Para acessar o balanço completo, clique em: https://bit.ly/3RADw8N
“A divulgação de dados e estatísticas desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e na construção de uma relação saudável com seus contribuintes. Além disso, fortalece a confiança dos contribuintes no governo, promovendo e ampliando a democracia local, possibilitando uma gestão mais eficiente e alinhada aos interesses da população”, afirmou João Victor Priess De Bastiani, diretor de Gestão da Transparência e Compliance.
Deixe um comentário