Novo decreto assinado pelo presidente Mario Abdo Benítez essa semana, gerou dúvida e, ao mesmo tempo, esperança entre os paraguaios. Pelo decreto, mais de uma dezena de postos de controle migratório, instalados em pontos da fronteira do Paraguai, permitiriam a abertura “parcial e temporária” das fronteiras, inclusive da Ponte da Amizade.
Balde de água fria- A expectativa durou pouco, pois logo em seguida o ministro Federico González, assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, explicou ao jornal ABC Color que “o decreto é oficial, mas é simplesmente para o início dos voos ‘burbujas’, não se trata de reabertura da fronteira”.
Na quarta feira (9) a diretora de Migrações, Ángeles Arriola, confirmou ao jornal La Nación a informação repassada pelo ministro de que a abertura de fronteiras é só para os voos entre o Paraguai e Uruguai. E destacou que seria “ilógico” abrir a Ponte da Amizade, porque a fronteira está fechada pelo Brasil, até o dia 29 de setembro.
O que são os voos burbujas?
Os Voos “burbujas” entre o Paraguai e o Uruguai, e vice-versa, são voos comerciais, mas sem frequência e horários definidos.
Confira o Decreto:
Deixe um comentário