Diretores e representantes da Assembleia Legislativa, juízes de Direito, promotores de Justiça e professores estarão percorrendo escolas de todo o Paraná, a partir desta quinta-feira (3), para mais uma etapa de uma verdadeira maratona cívica. É o “Geração Atitude”, um programa que vai na contramão do desencanto político que tomou conta do país e procura mostrar aos jovens a importância da democracia, da cidadania e do voto consciente. “No momento em que tantos revelam desacreditar da política, e até mesmo da democracia, um projeto como esse se torna mais importante”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).
Traiano recorda que, o caráter oportuno deste projeto foi reconhecido, em 2017, quando o Geração Atitude, desenvolvido em uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Estado do Paraná, recebeu em Brasília o Prêmio CNMP 2017, disputando com projetos de todo o país. “São iniciativas assim que proporcionam a oportunidade para que os jovens troquem ideias, exercitem seu senso crítico e comecem a evidenciar quem serão as futuras lideranças”, destaca.
Oportunidades para o debate não vão faltar. Nesta etapa do Geração Atitude, denominada “Geração Escola”, se desenvolvem palestras e debates com os alunos, utilizando o Guia do Cidadão como base para as discussões. A publicação, desenvolvida especialmente para o programa, concentra informações sobre temas como Política, Democracia, Eleições, Voto e Cidadania.
Em Curitiba, as primeiras palestras serão realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP Boqueirão, a partir das 9h30. O “Geração Atitude” foi instituído em 2015, no início gestão de Traiano como presidente do Legislativo estadual. Neste ano 320 colégios estaduais já manifestaram interesse em participar do “Geração Atitude”. No entanto, o programa é aberto à participação de qualquer aluno do Ensino Médio dos mais de dois mil colégios da rede estadual de ensino.
O resultado desses debates e também do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos educadores servirá de base para que os estudantes, sob a orientação de professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados para a disputa da última etapa do “Geração Atitude”.
As inscrições das propostas já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/projetos até o dia 8 de julho. Neste mesmo site é possível acessar a versão online do Guia do Cidadão e todas as instruções do projeto.
Os projetos de lei inscritos serão avaliados por uma comissão composta por integrantes do Legislativo paranaense. Serão 32 projetos escolhidos e os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem à Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná.
Área de anexos
Deixe um comentário