Arquivos

Categorias

Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne na Guarda Municipal de Foz

GGIa

O prefeito Reni Pereira participou, nesta quinta-feira (25), da 24ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, na Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A reunião contou com representantes dos órgão de segurança pública do município que integram o GGIM. Na pauta o prazo de quinze dias para conclusão da instalação das 124 câmeras de monitoramento.

Segundo Reni o cumprimento do prazo para homologação das câmaras é prioridade. “A empresa será notificada, para que regularize as pendências no prazo dos quinze dias. Tendo em vista que foi feito um grande esforço, nesses primeiros meses da administração, para adequar o processo licitatório, ao que efetivamente foi realizado. Muitos pontos de instalação das câmaras foram alterados, para que tivesse uma funcionalidade, o que resultou em grandes demandas”, declarou.

O prefeito observou ainda que “as câmaras são instrumentos dos órgãos de segurança, e como tal, elas servem para a segurança e, não para divulgação”. Na normativa consta que as imagens registradas não serão fornecidas ao particular, salvo por determinação judicial. A gravação é fornecida somente por meio de pedido formal do titular do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. As normativas se encontram no site da prefeitura www.pmfi.pr.gov.br no link da guarda e clicar no ícone GGIM.

O diretor da GM Cleomar Farias disse que não foi feito um estudo anterior para a instalação das câmaras. E, posteriormente se verificou, que determinados pontos não atendia a necessidade, o que gerou problemas técnicos, e tiveram que ser relocadas.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação Melquisedeque Souza, o processo de implantação do vídeo monitoramento não está concluído, por isso não temos ainda todas as câmaras funcionando.

“Cerca de 40% do projeto foi alterado, ou seja, vários pontos iniciais definidos pelo GGIM, para instalação das câmeras foram alterados e, com isso acaba impactando o projeto e gerando várias demandas e atrasos na conclusão. Estamos trabalhando com a empresa, fazendo os ajustes necessários, para que as câmaras estejam funcionando e sejam entregues no prazo”, afirmou.

Participaram da reunião representantes dos órgãos que compõem a Segurança Pública, Agência de Inteligência, Marinha, Exército e Aeronáutica.